Se tem uma coisa que brasileiro gosta, e muito, é de um bom churrasco. Mas, na hora de comprar a carne, pra quem não é especialista, fica aquela dúvida: qual comprar? Pensando nisso, o Condor te ajuda mostrando as diferenças entre alguns dos cortes mais usados em churrasco e como prepará-los.
Diferença entre alguns dos cortes mais usados: picanha X filé-mignon
Esses são os queridinhos do churras, o primeiro corte com e outro sem gordura, mas ambos vêm da parte traseira do boi, o que garante carnes macias e suculentas.
E na hora do “vamos ver”?
– Ao comprar a picanha, observe se a peça tem o “marmoreio”, aquelas gorduras entremeadas. Além disso, tem que ter uma capa de gordura regular para ser perfeita. Na hora de temperar, use um mix de sal grosso com pimenta-do-reino. Só isso já garante muito sabor à carne. Depois, é espeto e fogo.
– Já para o filé-mignon, aposte no tempero e no formato. Apesar de bem macia, essa é uma carne que não tem tanto sabor próprio, por ter menos gordura, diferente do seu concorrente acima, então o temperinho é o que vai fazer a diferença. Quanto ao formato, faça medalhões de uma peça inteira, tempere com um molho de ervas finas e sal e leve à grelha.
Diferença entre alguns dos cortes mais usados: maminha X fraldinha
Essa duplinha também é bem popular, e mais barata, quando o assunto é carne para churrasco. Assim como o par anterior, ambas são retiradas da parte traseira do boi e têm uma quantidade significativa de gordura. Tá, mas o que difere as duas?
– A maminha, nada mais é do que uma parte nobre da alcatra, que fica entre o lombo e a coxa do boi. Mesmo com gordura, é bem mais magra que a picanha e a fraldinha. É bom você saber que algumas peças de maminha podem vir com uma capa de fibra que, em contato com o calor, enrijece a carne, por isso, antes de levá-la para a grelha, lembre-se de retirar essa fibra.
– A fraldinha, ao contrário da amiga, tem bem mais gordura. Teve uma época em que era considerada como “carne de segunda”, mas ganhou notoriedade e se transformou em um dos cortes preferidos para churrasco. Pra ficar melhor ainda, a dica é separar, com o auxílio de uma faca, um pouco a capa de gordura da carne antes de assar. Tempere com azeite e alho e leve para a grelha.
Diferença entre alguns dos cortes mais usados: contrafilé X alcatra
Estes também são dois cortes retirados da parte traseira do boi, muito apreciados em churrascos e que possuem características distintas que os tornam populares entre os amantes de carne bovina.
– O contrafilé tem uma textura macia e suculenta, além de um sabor característico. Por ser uma carne mais marmorizada, com uma boa quantidade de gordura entremeada, é naturalmente mais suculento e saboroso. Para prepará-lo, basta temperar com sal grosso e levá-lo à grelha. Simples e delicioso!
– Já a alcatra é uma carne mais magra, com uma textura firme e sabor suave. Sem dúvida, é uma opção superversátil, que pode ser utilizada não apenas para churrasco, mas também em outros pratos. Para realçar seu sabor, recomenda-se temperá-la com sal grosso e ervas finas antes de grelhar.
Agora que você já sabe
Agora que você já sabe as diferenças entre os tipos de carnes para churrasco, anote um truque certeiro para usar quando for preparar qualquer um deles: deixar a carne descansando em temperatura ambiente! Isso mesmo. Tire a peça da embalagem, coloque-a em um recipiente e deixe-a descansar antes de manusear e temperar.
Então, que tal escolher a carne preferida e preparar aí na sua casa? Faça a lista, calcule a quantidade ideal, passe no Condor e leve os melhores cortes para seu churrasco.
Aproveite e conheça o Açougue Nota 10, em parceria com a Friboi, com cortes selecionados e preparados para deixar suas receitas ainda mais completas, inclusive no churras do fim de semana.
O programa está ON nas lojas Condor do Água Verde, Champagnat, Novo Mundo, Pinheirinho, São Brás e Torres, em Curitiba-PR.
Bom apetite!