A Black Friday 2020 será na última sexta-feira de novembro, dia 27/11, e muitas marcas on-line e físicas já estão divulgando suas ofertas antecipadamente. Geralmente, os descontos são bem altos e tentadores. Porém, é preciso ficar atento para não cair em ciladas, principalmente, em vendas pela internet, evitando a famosa “Black Fraude”.
Apesar de a data ser muito aguardada por milhares de consumidores, há uma grande parcela de pessoas que nunca fizeram uma compra on-line e que ainda preferem a segurança dos grandes varejos físicos para realizarem suas compras.
Segundo uma pesquisa divulgada pelo Google, 38% das pessoas ouvidas disseram que não realizam compras on-line em e-commerces, pois preferem ver um produto pessoalmente antes de comprá-lo. Outro fator que faz com que as compras em lojas físicas cresçam cada vez mais é o gasto com o frete de vendas pela internet. O estudo exalta que 23% não querem gastar com esse tipo de serviço, o que encarece o valor do item ao final da compra. Já cerca de 40% dos entrevistados relataram ter receio em realizar qualquer tipo de compra em ambiente web.
Para este ano, a previsão de especialistas é que o quinto maior evento do varejo, ficando atrás apenas Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais, seja atípico, diante de um cenário mundial de pandemia e de crise econômica global. Por isso, ainda não se sabe se a Black Friday deste ano baterá o recorde de R$ 3 bilhões em faturamento da Black Friday de 2019.
E, além das dicas para aproveitar essa megaliquidação varejista, listamos abaixo maneiras de você evitar dores de cabeça com descontos falsos ou problemas na hora de receber o produto desejado. Confira abaixo formas de se prevenir de fraudes e golpes:
1) Pesquise os preços com antecedência
Sabe aquela pegadinha do “tudo pela metade do dobro”? Para evitar situações como essa, pesquise antes o valor do produto. Assim, você confirma se a oferta realmente vale a pena.
2) Considere o valor do frete
Ao comprar em lojas virtuais, é preciso simular o valor fechado de toda a aquisição, incluindo o frete para envio do item. Às vezes, o valor do frete é mais caro que o próprio produto. Fique atento a isso.
3) Busque avaliações e reclamações sobre as lojas
Antes de realizar compras on-line, faça buscas na internet sobre a reputação das lojas e entre em sites de reclamações para avaliar situações que possam trazer prejuízos aos consumidores.
4) Desconfie de e-mails, SMS e demais mensagens
Nessa época de liquidações, muitos hackers se aproveitam para passar golpes em pessoas e para roubar dados ou informações de consumidores. Por isso, sempre desconfie de links e mensagens enviadas, principalmente de desconhecidos. Sempre verifique o endereço de e-mail, o telefone e os endereços das páginas.
5) Opte por pagamentos via cartão de crédito
Mesmo que haja mais desconto em vendas via boleto bancário, alguns especialistas recomendam que é mais seguro comprar com cartão de crédito, principalmente quando a compra for on-line. Essa é a maneira mais segura, pois o comprador tem o apoio do banco caso haja algum problema com a compra.
6) Fique atento às condições de troca e devolução
Antes de fechar a compra on-line ou física, verifique quais são as condições de troca ou devolução do produto, caso seja necessário. Algumas lojas criam condições especiais durante a Black Friday.