Com as famílias por mais tempo em casa, os pets ficaram mais acostumados a receber interações durante o dia e a sempre ter companhia. Neste período de isolamento, eu, a minha esposa e meus filhos brincamos ainda mais com os nossos bichinhos. E eu sei que quando todo mundo voltar à rotina, essa mudança pode ser um pouco difícil para eles.
Você também tem um animalzinho em casa e está pensando no bem-estar dele depois que tudo isso passar? Então leia esse post, confira dicas especiais que podem facilitar a volta da rotina para o seu amigo de 4 patas, e aproveite a variedade do setor de Pet Shop do Condor:
Deixe o seu pet sozinho aos poucos
Ele se acostumou a passar mais tempo com você e a sua família e a receber mais interações. Por isso, é fundamental que essa mudança de rotina ocorra de forma gradual. Crie um ambiente e deixe o seu pet um tempo sozinho nele e vá aumentando esse tempo conforme os dias para ele ficar mais independente.
Crie um ambiente
Reserve e prepare um espaço confortável só para ele, com brinquedos, uma caminha bem aconchegante e sons (TV, músicas e programas próprios para bichinhos). Isso pode ajudar o seu amigo de 4 patas a se acostumar a ficar sozinho. Ele vai associar o ambiente a algo bom e relaxante, vai gostar de passar um tempo sozinho e pode ficar mais calmo.
Estabeleça rotinas
Comece a oferecer as refeições, a passear e a brincar com ele sempre no mesmo horário, assim ele vai conseguir associar e se adaptar melhor ao novo cotidiano. Adote essas medidas, mesmo se você estiver trabalhando em casa, e é importante que o animalzinho não fique no mesmo cômodo, porque isso também o ajuda a se acostumar a ficar mais sozinho.
Busque ajuda profissional
Se você notar que o seu pet está eufórico, mudou o comportamento e que não conseguiu se adequar à volta da rotina dos integrantes da casa, procure imediatamente a ajuda de um médico veterinário para buscar orientação e alternativas para o seu bichinho relaxar e garantir o bem-estar dele.