logoCondor
Dia do Bolo de Cenoura

História, curiosidades e dicas para o preparo

O bolo de cenoura é um clássico da confeitaria mundial e nunca sai de moda, né? E com uma cobertura de chocolate então? Perfeito. Por isso, ele merece todos os holofotes: 3 de fevereiro é o Dia do Bolo de Cenoura. Saiba aqui a história dessa receita, algumas curiosidades e, claro, dicas para o preparo.

História

Dia do Bolo de Cenoura

A origem do bolo de cenoura não é clara, mas existem algumas teorias: historicamente, sabe-se que o açúcar era caro e escasso e, por isso, ingredientes adocicados naturalmente eram usados no preparo de receitas. Os pudins de cenoura teriam surgido antes, datados da era medieval. Depois, algumas histórias contam que, para transportar farinhas sem estragá-las, um bom modo de conservação era molhá-las e achatá-las em formato de discos. Então, durante o itinerário, o calor do deserto as assava. Com isso, percebeu-se que era possível acrescentar frutas e raízes adocicadas para alterar o sabor dessa massa.

Curiosidades

Dia do Bolo de Cenoura

  • Existe um museu virtual da cenoura: é o “World Carrot Museum”, um site que guarda um grande compilado sobre a história, evolução, ciência, sociologia e artes relacionadas à cenoura.
  • Historiadores relatam que o primeiro presidente americano, George Washington, saboreou um bolo de chá de cenoura em um restaurante nova-iorquino no dia 25 de novembro de 1783, o dia em que as tropas britânicas deixaram os Estados Unidos, o que marcou o fim da Guerra Revolucionária Americana.
  • No Brasil, costumamos comer o bolo de cenoura com cobertura de chocolate, certo? Lá fora, ele é degustado de maneiras diferentes. Por exemplo: nos Estados Unidos, a receita é apreciada com cobertura de cream cheese.

Dicas para o preparo

Dia do Bolo de Cenoura

Já prepare a sua lista de compras para passar em nossas lojas Condor, porque sabemos que você vai querer fazer o seu bolo de cenoura para testar estas dicas!

  • Um problema comum no preparo do bolo de cenoura é que ele embatuma facilmente, não é? Para evitar isso, o truque é pesar as cenouras, pois, como elas podem ter tamanhos bem variados, isso influencia no peso, o que deixa o bolo massudo e não maciozinho como queremos. Tenha como referência, aproximadamente, 270 gramas de cenoura para cada xícara (chá) de farinha. Outra dica é acrescentar amido de milho à massa. Uma medida sugerida seria substituir meia xícara (chá) da farinha pelo amido.
  • Que tal sair um pouco do óbvio? Adicionar laranjas à sua receita deixará a coloração ainda mais forte e bonita naturalmente, além de dar um gostinho mais ácido da fruta no final, o que traz um sabor um pouco mais complexo ao seu paladar. Outra opção é acrescentar café solúvel ao preparo da cobertura, pois sabemos bem o quanto café, chocolate e bolo de cenoura combinam.

Fala sério, muitas informações legais, né? Compartilhe com os seus amigos fãs de bolo de cenoura.

Categorias