A estação perfeita para começar um novo hábito
Quando a primavera chega, tem sempre aquele pensamento: será que consigo tirar do papel o sonho de ter um jardim em casa? Já passamos da metade da estação e a pergunta que não quer calar: por onde começo meu jardim?
A primavera é a estação perfeita pra começar esse hábito, pois as plantas e as flores deixam o lar mais fresco, filtram o ar que respiramos e também nos acalmam, ajudando no controle da ansiedade. Seja um jardim vertical, uma pequena horta ou vasos na varanda, o importante é começar! Pensando nisso, preparamos um pequeno guia pra te ajudar a encerrar a estação em grande estilo. Vamos lá?
Por onde começo meu jardim?
1 – Primeiramente, escolha plantas ou flores que combinem com o seu lar, assim você terá a garantia de um espaço saudável. Isto é, não olhe apenas para a esteticamente mais bonita.
2 – É importante observar como é a luz do ambiente do espaço escolhido, pois diferentes plantas precisam de vários tipos de luz e de ventilação, por exemplo algumas flores e plantas podem e devem pegar sol diretamente, outras são bastante sensíveis e precisam de luz do sol apenas esporadicamente.
Dica: as plantas mais indicadas para quem está na fase de jardinagem para iniciantes são:
- Cactos
- Dracena
- Bálsamo
- Gerânio
- Espada-de-são-jorge
Importante: para saber se a planta ou flor se adequa a sua casa é importante saber a posição solar do imóvel. Ou seja, saber em quais horários bate sol dentro da sua casa. Se, por acaso, a luz do sol for escassa, ter plantas que necessitam de pouca luz próximo às janelas pode ajudar até mesmo na circulação do ar.

E agora, como cuido do meu jardim?
Agora, que você escolheu o local e as plantas e flores adequadas para o seu espaço, você precisa das ferramentas corretas, pois elas irão facilitar a sua rotina de jardinagem na primavera e também a manutenção das suas plantinhas. O seu kit deve ter:
- Sistema de Irrigação: dependendo do tamanho do seu jardim e de onde estão suas plantinhas. Esse sistema pode ser desde pequenos regadores, pulverizadores ou mangueiras mais compridas, no caso de jardins externos;
- Tesoura de Poda: esse item vai garantir que suas plantas estejam sempre bem podadas e, assim crescerão mais fortes;
- Luvas de Jardinagem: com elas, você evita o contato direto com as plantas e pode mexer tranquilamente na terra, além de fornecer proteção contra os espinhos;
- Ancinho e pás: para ajudar no momento de começar e manter seu jardim.
Com essas ferramentas básicas de jardinagem para iniciantes, o seu dia a dia ficará muito mais fácil e prático.
E para manter meu jardim? É muito difícil?
Para o seu novo espaço é importante ter em mente alguns cuidados em relação ao solo, irrigação e à poda:
- Solo: fique de olho no solo e garanta que ele esteja úmido para que a planta continue recebendo os nutrientes corretos. Dica: faça isso com a ajuda de adubos e fertilizantes para que o crescimento das suas plantas seja saudável;
- Irrigação: a irrigação deve ser de acordo com a planta/flor escolhida, por isso, lembre-se de pesquisar sobre a quantidade de água que a sua planta ou flor precisam;
- Poda: é importante remover os galhos que já não estejam saudáveis ou folhas mortas e secas, assim as plantas terão maior espaço para um crescimento mais saudável.

Dicas de Ouro: parceiros da jardinagem para iniciantes
1 – Animais: alguns bichinhos são bastante importantes para as plantas e ajudam até na fertilização do solo. Os seus parceiros nessa empreitada podem ser:
- Joaninhas;
- Abelhas;
- Minhocas;
- Borboletas;
- Vespas;
- Lagartixas;
- Sapos.
Esses animais mantêm o jardim em equilíbrio, eliminando as pragas. Para atraí-los, você pode fazer pequenos abrigos, deixar uma fonte de água limpa próximo às plantas, e é claro, ter plantas que atraem esses tipos de animais. Nesse caso, seria interessante ter um espaço propício para um jardim que precisa desses tipos de animais.
2 – Tamanho do vaso: no começo, o ideal é escolher plantas e vasos maiores, pois eles têm mais visibilidade e isso faz com que você se lembre deles sempre; as plantas menores são mais delicadas e exigem um pouco mais de cuidado e atenção. E mesmo que você cometa algum erro na fertilização do solo, ou na irrigação, a chance de recuperar o plantio é maior. Lembre-se também do suporte e, se possível de um prato de irrigação para você não se esquecer de molhar suas plantinhas.
Agora é com você!
Com essas dicas de jardinagem para iniciantes, já dá pra começar o seu jardim e trazer mais vida pro seu lar. E o melhor: tudo o que você precisa, vasos, ferramentas, adubos e flores têm nas lojas Condor! Visite o nosso bazar e a floricultura e comece hoje mesmo o seu novo espaço verde.
Boa jardinagem!





