Aprenda a fazer o seu felino se acostumar com o banheirinho dele
Os gatos são conhecidos por serem animais muito higiênicos, mas esse não é o único motivo pelo qual eles usam caixinhas de areia: também enterram as suas fezes para camuflar o odor e se manterem escondidos de possíveis predadores.
Então, como se trata de um instinto, é da natureza do bichano aprender esse hábito. Quer saber como acostumá-lo a usar a caixa de areia sem erro?
Veja abaixo as dicas que preparamos para você e, se procura por caixa de areia ou outros itens para o seu gatinho, veja a a variedade de produtos do nosso setor de Pet Shop Condor.
1- Comece cedo
Para que o seu gato se acostume a usar a caixa de areia, é importante criar o hábito desde cedo. Coloque-o dentro e estimule-o a cavar a areia ao acordar e em momentos após as refeições.
2- O tamanho ideal
A caixa de areia precisa ter um tamanho que dê para o gatinho dar voltas dentro. Outra dica importante é que ela seja funda o suficiente para a areia não escapar para fora.
3- O local ideal
Lembre-se de manter a caixa de areia num local definitivo, evitando mudar de lugar o tempo todo. Além disso, prefira locais distantes da comidinha dele, pois, quando perto, isso pode desestimular a alimentação do bichano, que pode vir a fazer as necessidades fora da caixa só para chamar a sua atenção.
4- Higiene
É importantíssimo manter a caixa de areia do seu gato sempre limpa. Se ela estiver suja, ele pode procurar outros lugares para servirem de banheiro. Tente limpar de duas a três vezes ao dia, pelo menos. Já a areia, pode ser trocada uma vez na semana. É importante também ter duas caixas por gatinho, para que ele tenha sempre uma opção limpa.
Gostou das dicas? Compartilhe com os seus amigos gateiros para também ficarem por dentro!