cuidados-banho-pet

Reunimos os principais conselhos para você manter os cuidados com o seu bichinho

A higiene com os animais de estimação é fundamental para garantir o bem-estar deles e do próprio lar. É por isso que no Pet Shop Condor  você encontra uma grande variedade de produtos que vão te ajudar nesses e em outros cuidados. Aproveite na loja mais próxima e confira abaixo as dicas para dar banho no seu bichinho em casa:

1 – Importância da escovação

Use uma rasqueadeira para escovar os pelos dos animais. Isso ajuda a retirar a pelagem morta e ativa a circulação sanguínea. Use esse tipo de pente algumas vezes na semana, com cuidado e delicadeza antes de iniciar o banho. Se o seu animalzinho de estimação tiver pelo baixo, use uma escova de cerdas maciais e delicadas.

2 – Produtos

Existe uma grande variedade de produtos de higiene, como shampoo e sabonetes, feitos especificamente para os cuidados com a pele e os pelos dos animais. Evite itens de perfumaria para uso humano, porque podem causar algum dano. Também procure orientação de um veterinário para escolher o mais indicado para o seu bichinho.

3 – Periodicidade

Isso pode variar de acordo com o estilo de vida de cada animal. Se o seu cachorro costuma ser mais aventureiro e se sujar mais, é aconselhável dar banho pelo menos uma vez por semana. Se for mais tranquilo e fica mais dentro de casa, pode ser a cada 15 dias.

Os gatos não precisam de banho com tanta frequência, isso porque eles costumam se lamber, fazendo a sua própria limpeza. Por conta disso, é recomendável escová-los com certa regularidade para evitar que ingiram pelos em excesso. Eventualmente, dê banhos nos felinos para remover sujeiras mais profundas.

4 – Local

Você pode dar banho em seu próprio banheiro, aproveitando a água morninha e também para ter mais controle caso o pet queira fugir. Se for fazer isso em área externa, prenda o pet em uma coleira e use água em temperatura ambiente.

5 – De olho no horário e temperatura

Quando for dar banho no seu bichinho, se puder, prefira no começo do dia e quando tiver sol e temperaturas mais altas. Assim, dependendo do tipo de pelagem dele, ele pode se secar naturalmente e não ficar com frio.

Não se esqueça de conferir a temperatura da água, usando o antebraço. O ideal é que ela não esteja muito fria e nem muito quente, mas sim em temperatura ambiente.

6 – Hora do banho

Se achar necessário ou tiver algum tipo de alergia, vista luvas antes de começar. Não jogue água diretamente no rosto e nas orelhas do seu pet. O ideal é umedecer as mãos com água limpa e passar delicadamente sobre o focinho e orelhas.

Mantenha a cabeça do animal levantada quando for molhar os pelos e o corpo. Passe o shampoo ou o sabonete, massageie delicadamente com as pontas dos dedos até formar espuma e siga as instruções da embalagem do produto (como tempo de ação, por exemplo).

Enxágue bem até que não fique nenhum resíduo e a água fique limpa e use uma toalha seca e macia para enxugar o seu pet.

7 – Secagem

Depois de enxugar bem o seu amigo de quatro patas com a toalha, se ele permitir e não ficar estressado, use um secador em temperatura baixa a uma distância de 30 cm dele. E cuide para não jogar o vento diretamente no focinho.

Caso você sinta que ele não está se adaptando a essa maneira, dê banho no começo de um dia ensolarado, porque isso vai ajudá-lo a se secar mais rápido. Os animais, principalmente os de pelo longo, devem ficar completamente enxutos de forma rápida para evitar problemas de pele e até o mau cheiro.