Receitas deliciosas que não podem faltar no seu arraiá em casa
Junho está se aproximando e já nos lembramos dos deliciosos quitutes das festas juninas, não é? Em matéria de comilança, muita gente acha que essa é a melhor época do ano para aproveitar. Então separamos as melhores ideias de receitas que não podem faltar no seu arraiá em casa!
Aproveite as superofertas dos Sabores Juninos Condor para comprar todos os ingredientes e bora para a cozinha!
Quitutes salgados
Milho-verde cozido: em uma panela de pressão, colocar água para o cozimento, um pouco de sal e manteiga para temperar. Muito simples de fazer e ainda pode ser servido na própria espiga, que dá um toque mais rústico.
Carne Louca: também conhecida como “buraco quente”, essa receita consiste em um pão francês recheado com carne moída ou desfiada, bem temperadinha. Para os vegetarianos, a dica é trocar a carne por shimeji.
Cuscuz: é uma receita bem versátil, então podemos colocar os ingredientes que queremos. O mais comum é o “Cuscuz Paulista Vegetariano”, que pode ter, além da farinha de milho, caldo de legumes, tomate, salsão, cenoura, cebola, brócolis e ovo cozido.
Cachorro-quente: um clássico, né? Muito prática de ser feita, essa receita agrada vários paladares e leva pão, salsicha (ou “vina”, se você estiver em Curitiba), molho de tomate, cebola, sal e pimenta.
Pinhão cozido: facinho de preparar, muito nutritivo e saboroso. É só cozinhá-lo numa panela de pressão, por cerca de 40 minutos, com o sal já na água.
Quitutes doces
Bolo de fubá com goiabada: macio, suave e com cheirinho de casa de vó. É um bolo simples, mas muito atrativo. É só bater a massa no liquidificador, depois colocar os bloquinhos de goiabada e assar.
Arroz-doce: uma sobremesa deliciosa, feita com o arroz do dia a dia. Leva, geralmente, só cravo, canela, leite e açúcar. Você ainda pode incrementar com raspas de limão e laranja.
Canjica: essa não dá para faltar! Feita com milho branco, açúcar, leite de coco, leite, amido de milho, canela e cravo. Uma delícia!
Amendoim doce: outra receita que agrada muita gente, esse quitute sempre está presente. Amendoim cru, água e açúcar são os ingredientes.
Pé de moleque: a versão simples leva amendoim, açúcar, sal, glucose, água, manteiga sem sal e bicarbonato de sódio. Você também pode incrementar a receita com chocolate amargo ou leite condensado.
Bebidas sem álcool
Quentão de frutas: a bebida mais conhecida das festas juninas também pode ser preparada na versão sem álcool. Leva açúcar, cravo-da-índia, anis-estrelado, canela em pau, gengibre, limão, abacaxi, maçã e água.
Chá de maçã com especiarias: uma bebida de preparo rápido e muito aromatizada. Ferva as cascas da maçã com água e as especiarias de sua preferência. Depois, coloque o líquido numa xícara com a polpa da fruta picadinha.
Chocolate quente: um clássico do friozinho e que combina muito com festa junina. Para uma versão cremosa, a dica é usar amido de milho. Se quiser deixar a receita ainda mais cheirosa, use baunilha e uma pitadinha de canela em pó.
Bebidas com álcool
Quentão: é a bebida mais tradicional das festas juninas. Então não podia faltar, né? A receita, geralmente, é feita com cachaça, açúcar, vinho e temperada com gengibre, casca de limão e especiarias.
Vinho quente: para o preparo, você só precisa ferver o vinho com água, cravo, canela, gengibre e maçã. É mais fraco que o quentão, pois não leva cachaça.
Choconhaque: é a mistura de chocolate quente com conhaque. O preparo é muito simples e a receita resulta numa bebida docinha e com um toque marcante.
Gostou das ideias? Agora que você já sabe o que fazer no seu arraiá caseiro, compartilhe também com os seus amigos.