O vinho perfeito para ela, que sempre faz muito mais por você!
A sua mãe, com certeza, é única, mas uma coisa ela tem em comum com todas as outras: pelos filhos, elas sempre fazem muito mais. Neste Dia das Mães, você pode surpreendê-la escolhendo o vinho perfeito para aquele almoço especial.
A primeira tarefa é escolher o prato principal e, depois, conferir as nossas dicas para harmonizá-lo com um bom vinho e arrasar na surpresa. Na Adega Condor, você encontra várias opções, dentre elas, os vinhos Qué Bella, de importação exclusiva Condor.
Carnes
Os pratos à base de carne harmonizam muito bem com vinhos mais estruturados em aromas, sabores e persistência. É o caso, por exemplo, dos rótulos com uvas dos tipos Pinot Noir, Malbec, Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère e Merlot. Escolha um vinho derivado de alguma dessas opções e você terá uma combinação perfeita.
Massas
Nesse caso, o grande segredo para escolher o vinho correto é o molho que acompanha a massa.
Molho vermelho
Para contrabalancear a acidez do molho de tomate, o ideal são vinhos tintos de corpo médio e com aromas frutados.
Molho branco ou molho de queijo
Esses preparos geralmente apresentam uma textura cremosa e bom teor de gordura. Para equilibrar essas características, a recomendação são vinhos brancos produzidos com a uva Chardonnay.
Mas não são somente os vinhos brancos que acompanham bem massas ao molho branco: vinhos tintos mais leves, como os produzidos com a uva Pinot Noir, também são uma ótima opção.
Molhos de frutos do mar
Para valorizar os frutos do mar, como o camarão, a melhor escolha são vinhos rosés frutados. Vinhos brancos encorpados também funcionam bem com massas ao molho de frutos do mar.
Peixes
Aqui, é necessário analisar alguns fatores, como: frescor, se é defumado ou salgado, o teor de gordura, entre outros.
Por isso, é necessário pensar em todos esses pontos na hora de escolher o rótulo. Geralmente, harmoniza-se peixes com vinho branco, mas a moqueca, por exemplo, vai muito bem com os rosés, devido ao molho com vários temperos e o sabor marcante.
De forma geral, esse tipo de carne vai bem com os vinhos brancos mais leves e refrescantes, como os elaborados a partir da uva Sauvignon Blanc, ou com os mais encorpados e aromáticos, como um Chardonnay que passou por madeira.
Espumantes secos também são considerados opções interessantes, inclusive com sushis e sashimis. No entanto, os portugueses, por exemplo, gostam de harmonizar pratos de bacalhau com tintos leves, que também combinam com salmão grelhado.
Frutos do mar
Como existem diferentes frutos do mar, separamos por rótulos e suas possíveis combinações:
Vinhos branco ou rosé – podem combinar com todas as opções, sem medo de errar.
Vinhos brancos feitos das uvas Chardonnay – vão bem com mariscos.
Vinhos brancos secos – pouco alcoólicos, combinam com moquecas, estrogonofes ou risotos de camarão.
Agora que você já tem informações para escolher o vinho ideal, é só ir até a Adega Condor, na loja mais perto de você, e surpreender o paladar da sua mãe. No Condor, você encontra também ofertas para comprar o presente certo para ela.