logoCondor
diferenças entre alimentos processados e ultraprocessados

Conhece as classificações dos alimentos? Aqui no Blog Condor, compartilhamos as principais diferenças entre os processamentos desses alimentos para que você faça escolhas mais conscientes sobre os produtos que vai ingerir e oferecer à sua família.

No Hortifrúti Condor e no Mundo Saudável Condor, você encontra ofertas e uma grande variedade de produtos para quem tem alguma restrição alimentar ou procura uma vida mais equilibrada. Agora, saiba quais são as principais diferenças entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados:

1 – Alimentos in natura

São produtos que não foram submetidos a nenhuma alteração para consumo, obtidos diretamente de animais ou plantas. Exemplos de alimentos in natura são frutas, folhas, legumes, verduras, leite, ovos, carnes e peixes.

Existem ainda os alimentos que sofreram algum processo (como limpeza, moagem, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis), mas que não tiveram adição de substâncias além do alimento original. Eles são chamados de minimamente processados e exemplos dessa categoria são o arroz, o feijão, os sucos sem açúcar e as farinhas.

2 – Alimentos processados

Aqueles feitos pela indústria e que levam em sua composição açúcar, sal ou algum outro produto para sua maior durabilidade e para ficar mais atraente ao paladar. No grupo de alimentos processados, entram alimentos como as conservas, compotas, defumados e pães feito com água, sal e farinha de trigo.

3 – Alimentos ultraprocessados

Estes são produtos industrializados que levam em sua composição pouco ou nenhum alimento inteiro e algum aditivo. Além disso, são feitos em várias etapas e envolvem técnicas. Exemplos de alimentos ultraprocessados são salsichas, bolachas, molhos, misturas para bolos, temperos instantâneos, refrigerantes e congelados como hambúrgueres, pizzas e nuggets, prontos para aquecimento e consumo.

Categorias