A Black Friday, a segunda maior data do varejo brasileiro, ficando atrás somente do Natal, deve bater recorde em vendas neste ano. Segundo um levantamento recente do Google, feito em parceria com a Provokers, pela primeira vez, o número de compras em lojas físicas deve se igualar ao ambiente web, fazendo com que as vendas aumentem no evento de 2019.
Os dados revelam que a intenção de compra online apresentou queda significativa nos últimos três anos analisados. De 2017 a 2019, o volume previsto passou de 62% para, atualmente, 38%. Já as aquisições físicas demonstraram um aumento expressivo em comparação ao ano de 2017. Há três anos, a intenção de compra em ambientes físicos era de 30%. Para o evento deste ano, que acontecerá em 29 de novembro, a estimativa é que 37% dos consumidores optem por adquirirem os seus produtos em lojas de rua, shoppings e supermercados.
A pesquisa exalta que estes números estão baseados no aumento da previsão de compra do consumidor multicanal. De acordo com o levantamento, o volume de consumidores que compram tanto em lojas físicas quanto online cresceu de 7%, em 2018, para 25%, em 2019.
Os entrevistados ainda demonstraram saber que a Black Friday 2019 dura mais de um dia. Segundo as informações, 76% dos compradores entendem que o período de liquidação também acontece em dias anteriores e posteriores à data marcada para o evento oficial. Com isso, as vendas de produtos liquidados crescem ainda mais, aumentando o faturamento e o ticket médio gasto.
Levar na hora o produto para casa
Outro fator que impulsiona a similaridade em vendas offline e online é a vantagem que o ambiente físico oferece ao consumidor. Ao optar pela compra em lojas, o cliente leva o produto para casa na hora. Isso faz com que o comprador sinta-se motivado a consumir nesses locais, já que não terá de aguardar dias, semanas ou meses para receber o item.
Além disso, o cliente não precisa desembolsar mais dinheiro para pagar o frete de envio. Por isso, o imediatismo é um fator primordial para as marcas aproveitarem as vendas fora da internet. A pesquisa ressalta ainda que o ambiente web é altamente utilizado para fazer pesquisas de preços antes da escolha de qual loja física comprar.
Segundo os dados, duas em cada três pessoas usam a internet para realizarem buscas de preços antes de irem às lojas físicas. Dessas, somente 27% informaram que decidem onde comprar na hora, enquanto 74% já têm certeza ou a ideia de para qual loja ir.
A pesquisa foi realizada em dois momentos. No primeiro, feito entre 25 e 29 de julho, 1.500 pessoas foram entrevistadas, em todo o Brasil. Já na segunda etapa, ocorrida entre 15 e 20 de agosto, 1.000 pessoas responderam perguntas de forma online, via ferramenta Google Survey.
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