logoCondor
Saiba a hora certa de trocar o óleo do seu carro

Na dúvida sobre a hora certa de trocar o óleo do carro? Confira nossas dicas:

Você sabia que existe a hora certa para trocar o óleo do seu carro? Esse item é muito importante para o prolongamento da vida útil do automóvel. Por meio dele, o motor é lubrificado e limpo, garantindo que funcione corretamente, e as outras partes móveis, que compõem o veículo, conseguem transmitir a força da combustão para as rodas.

Por isso, além de abastecer com muita qualidade e economia no Condor Auto Posto mais próximo, aproveite as dicas que compartilhamos neste post para que você possa garantir ainda mais a longevidade para seu automóvel:

1 – O que acontece ao não trocar de óleo?

O produto se contamina e pode oxidar com o tempo, comprometendo a lubrificação de peças internas por causa do aumento de atrito e desgaste. Com isso, podem acontecer problemas, como superaquecimento do motor, falhas na partida, potência mais baixa e até aumento do consumo de combustível.

2 – Leia o manual do seu carro

Antes de tudo, é fundamental que você leia o manual do proprietário do seu veículo, que contém informações sobre o período de troca certa, pois cada fabricante apresenta indicações e recomendações sobre quantidade e tipo de óleo (base mineral, semissintético ou sintético), de acordo com o modelo do veículo.

Também fique atento ao adesivo colado no para-brisa, que informa a realização da próxima troca.

3 – Como verificar o óleo

Se você for checar o nível do óleo, faça com o motor desligado e frio, para evitar acidentes, e deixe o veículo em local plano, para que o líquido fique na posição ideal. Tenha em mãos uma flanela ou papel descartável, retire a vareta da medição e limpe-a, depois coloque-a novamente no medidor e retire-a.

O recomendado é que a marca do óleo esteja bem no meio das marcações que indicam mínimo e máximo. Se estiver abaixo, significa que é necessário realizar a troca, e se ultrapassar, é preciso drenar o óleo, pois isso pode danificar o cárter.

4 – Sobre a cor do óleo

Nem sempre quando o óleo está escuro é indicação de que ele precisa trocado, isso também pode ser sinal de que ele está trabalhando muito bem, pois o óleo lubrifica, limpa e mantém o motor livre de impurezas, por isso ele apresenta essa cor.

5 – Não se esqueça de trocar o filtro

O filtro acumula impurezas produzidas pelo motor e quando você troca o óleo, esse objeto sujo contamina o novo produto. Por isso, é recomendável que substitua o óleo e o filtro ao mesmo tempo, a fim de evitar que resíduos atrapalhem o bom desempenho de suas funções.

Categorias