logoCondor
10 passos para você se preparar para a prática da corrida de rua

A corrida de rua é uma atividade cada vez mais popular e que oferece uma série de benefícios à saúde física, mental e emocional. É possível praticar corrida de rua, em diversas distâncias, de acordo com a faixa etária, experiência esportiva, condição física, histórico de lesões, habilidades e preferências.

Neste guia, o Condor vai te mostrar como se preparar para a prática de corrida, incluindo, técnicas de preparação e considerações importantes que você deve saber.

Siga estes 10 passos para você se preparar para a prática da corrida de rua

1. Avalie sua experiência em corridas e nível de condicionamento físico:

Se você ainda é iniciante, pode começar por distâncias mais curtas, de até 5 km. Corredores mais experientes podem optar por desafios maiores, como uma meia-maratona, com aproximadamente 21 km, ou uma maratona completa, de 42,195 km.

2. Defina seus objetivos:

Se busca melhorar sua saúde e condicionamento físico, desafiar seus limites ou alcançar grandes conquistas, é preciso ter em mente qual é a prioridade imediata e direcionar o treinamento para isso.

3. Progressão gradual:

Se não tem certeza sobre qual distância é melhor, teste, aos poucos, a variação. Aumente gradativamente a distância, conforme sua prática. Mas, lembre-se de respeitar os limites do seu corpo para evitar futuros problemas, como lesões.

4. Visite um médico:

Antes de qualquer atividade física, é preciso saber como anda o funcionamento do seu corpo. Faça exames periódicos e, acima de tudo, fique atento aos sintomas.

5. Busque apoio profissional:

Tanto para iniciar os treinos quanto para evoluir no esporte. A orientação de quem entende do assunto é imprescindível para a boa prática da corrida. Por isso, procure uma assessoria ou educador físico especializado em corridas e entre no ritmo certo para um melhor desempenho.

Banner fita

6. Preparo físico não é tudo:

Para enfrentar longas distâncias, por exemplo, há muitas variáveis que podem interferir no desempenho do atleta, como clima, relevo, temperatura do corpo, pressão, glicemia e, principalmente, a hidratação. Portanto, esteja preparado para isso.

7. Conheça seu tipo de pisada:

É importante conhecer qual é a sua, assim, você poderá trabalhar no fortalecimento da musculatura dos pés para gerar estabilidade e evitar lesões.

– Pronada: para dentro.

– Neutra: reta.

– Supinada: para fora.

8. Procure o calçado certo:

Principalmente para corridas de longas distâncias, é importante escolher o par de tênis mais adequado. Mas, saiba que isso não é o que vai corrigir qualquer desestabilidade causada pelo tipo de pisada, neste caso, é preciso trabalhar o fortalecimento da musculatura.

Escolha o calçado certo
Escolha o calçado certo

9. Invista em acessórios:

Além dos tênis, que citamos anteriormente, para que a prática de corrida fique mais agradável e segura, considere adquirir alguns produtos importantes para seus treinos.

– Roupas próprias: leves e confortáveis podem fazer a diferença no seu desempenho.

– Monitor de frequência cardíaca: saber como anda seu coração durante a corrida é bem importante e mais seguro.

– Viseira e óculos de sol: proteja-se do excesso de claridade e do sol.

– Mochila de hidratação: beber água durante a corrida é imprescindível.

– Fones de ouvido: ouvir música durante o trajeto pode ser relaxante.

– Pochete: para levar seus pertences, como chave e celular.

10. Mantenha a atenção durantes os treinos:

Boa parte dos corredores optam por treinar na rua, nos primeiros horários do dia ou à noite. Por isso, é preciso ter a atenção redobrada para riscos com acidentes ou assaltos, principalmente à noite.

– Ao atravessar vias, preste atenção ao fluxo e direção dos carros.

– À noite, corra em locais com mais movimento de pessoas, evite locais desertos e não deixe objetos de valor à mostra.

 

Agora que já conhece os 10 passos para se preparar para a prática da corrida de rua, que o Condor trouxe para você, comece sua atividade mais preparado. Sendo assim, verifique o calendário de corridas da sua região e pé no asfalto.

Aproveite e inscreva-se na Condor Running, o circuito de corridas e caminhadas da Rede Condor. São quatro etapas durante 2024, em três cidades do Paraná e uma de Santa Catarina.

A primeira, em Ponta Grossa-PR, já está com inscrições abertas. Assista ao vídeo e participe!

 

 

Categorias