logoCondor
5 coisas que apreciadores de queijos precisam saber

O queijo é um dos alimentos mais antigos da humanidade. Apreciado por muitos, é usado nos mais diversos tipos de receitas e pode ser combinado com uma infinidade de rótulos de bebidas na hora do aperitivo. Hoje, por exemplo, com certeza, você tem algum tipo de queijo, aí na sua casa, não?! Fatiado, ralado, em peça, nacional ou importado. O tipo, não importa. Fato é que este é um ingrediente curinga em diversos preparos. Por isso, aqui o Condor vai te contar 5 coisas que apreciadores de queijos precisam saber.

1. História do queijo

Há milhares de anos, antes mesmo da Era Moderna, o queijo já tinha um papel crucial na alimentação humana. Acredita-se que sua descoberta tenha ocorrido por acaso, quando nômades transportavam leite em bolsas feitas de estômagos de animais. A ação natural das enzimas presentes no estômago transformou o leite em uma substância sólida: o queijo.

De lá para cá, o processo evoluiu, dando origem à vasta gama de queijos hoje presentes nas mesas ao redor do mundo; cada um com sua própria história, tradição e processo de produção.

2. Tipos de queijos

A diversidade de queijos é verdadeiramente incontestável, tanto que nem caberia neste post. Existem desde os queijos frescos, como o queijo de cabra, até os curados, como o parmesão. E cada tipo oferece uma experiência única.

Aqui no Brasil também temos os regionais como o queijo canastra, originário de Minas Gerais, que é tombado como patrimônio imaterial do Brasil, e cada vez mais tem ganhado espaço no cenário mundial.

Essa diversidade está aí para ser explorada.

 

Se levarmos em consideração toda a diversidade de tipos de queijos existente no mercado, podemos afirmar que a principal diferença entre eles é o período de maturação.

  • Queijos azuis: de sabor mais intenso, que contrasta com uma cremosidade delicada e lisa, como gorgonzola e roquefort.
  • Queijos brancos e frescos: de sabor mais suave e sutil, não passam por maturação, por isso tem como característica a presença de soro, como minas e burrata.
  • Queijos macios e suaves: de massa mole e suave, com menos umidade que os queijos frescos e com interferência de mofo, como brie e camembert.
  • Queijos de média cura: de sabor adocicado, passam por um período médio de maturação e são os de maior número de produção e consumo no mundo, como emmental e gouda.
  • Queijos com muita cura: mais duros e bem prensados, possuem baixa umidade e passam por um longo processo de maturação, são fáceis de gratinar e ralar, como muçarela, parmesão e provolone.

3. Queijo combina com quê?

A versatilidade do queijo é incomparável quando se trata de combinações e harmonização. Queijos suaves, como o brie, por exemplo, harmonizam perfeitamente com frutas frescas, enquanto queijos mais intensos, como o gorgonzola, contrastam de maneira divina com mel.

E a harmonização com bebidas também reflete em um mundo de possibilidades: vinhos tintos robustos, por exemplo, complementam queijos envelhecidos, enquanto um Sauvignon Blanc fresco realça a cremosidade de queijos mais suaves.

4. Receita com queijo 

Quando falamos em utilizar queijo em receitas, ele acaba se transformando em estrela de vários preparos. Por isso, o Condor te ensina uma receita superfácil com queijo para você preparar para a família e amigos.

Macarrão na panela de pressão com calabresa e queijo

Ingredientes:

– 1 pacote de macarrão (500g) penne ou parafuso;

– 1 tablete de caldo de carne;

– 300g de queijo gorgonzola ou 1 pote de requeijão cremoso;

– água para cobrir o macarrão;

– queijo ralado;

– ½ de extrato de tomate;

– 500g de calabresa cortada em cubos;

– 2 dentes de alho;

– 1 caixa de creme de leite.

Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, coloque um pouco de óleo e frite o alho, em seguida, a calabresa. Depois, junte o tablete de caldo de carne e deixe-o derreter no óleo da calabresa. Na sequência, adicione o macarrão cru, misture e inclua o extrato de tomate, sempre mexendo. Coloque água na panela até cobrir o macarrão, depois esfarele o queijo (ou use o requeijão) e misture novamente. Tampe a panela, coloque em fogo médio até pegar pressão, desligue e conte 5 minutos. Depois, retire a pressão da panela e abra.  Acrescente o creme de leite e mexa bem. Por fim, polvilhe o queijo ralado e sirva.

5. Benefícios do queijo 

Além de ser uma delícia, o queijo oferece benefícios nutricionais surpreendentes. Rico em cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A e B, o queijo contribui para a saúde óssea e muscular. Além disso, contém ácido linoleico conjugado, que pode ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Entretanto, é importante apreciá-lo com moderação, pois o queijo também é calórico.

 

Concluindo nossa jornada pelo mundo do queijo, fica claro que essa iguaria nos leva muito além do sabor. Ao aprender a fazer as combinações certas, você pode criar experiências sensoriais únicas. Que tal preparar uma deliciosa tábua de queijos ou fazer uma receita deliciosa para servir naquele momento especial?

Agora que você descobriu 5 coisas que apreciadores de queijos precisam saber, aproveite nossas dicas e passe no Condor para comprar queijos e acompanhamentos deliciosos para deixar sua experiência ainda melhor.

Bom apetite!

 

 

Categorias