logoCondor
dicas importantes para pais e filhos antes da volta às aulas

Férias são boas, mas duram pouco. Logo, logo, já vem a expectativa da volta às aulas. Para garantir que esse retorno seja tranquilo, é essencial uma boa preparação antes que o ano letivo comece. Por isso, o Condor vai dar 6 dicas importantes para pais e filhos antes da volta às aulas:

Retomar uma rotina de sono adequada

Durante as férias, é comum que os hábitos de sono das crianças sejam mais flexíveis. No entanto, algumas semanas antes da volta às aulas, é recomendável começar a ajustar os horários de os pequenos dormirem e acordarem para a readaptação à rotina.

Uma boa noite de sono é crucial para o funcionamento cognitivo, a concentração e o aprendizado. Por isso, certifique-se de que seus filhos estejam dormindo o suficiente para que possam enfrentar as atividades escolares com disposição.

Manter uma boa alimentação

Uma alimentação saudável é a base para o desenvolvimento das crianças, consequentemente, para o seu desempenho escolar. Assim como o sono, é comum que, durante as férias, a alimentação dos pequenos fique um pouco desregrada: doces, sorvetes e refeições fora de hora.

Agora é hora de os pais retomarem a rotina e garantirem que seus filhos estejam recebendo uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, proteínas e carboidratos.

Materiais escolares

O período de volta às aulas, para os pais, reflete também em um momento de organização financeira. Com a aproximação do início do ano letivo, é preciso comprar os itens da “temida” lista de materiais escolares. Por isso, preparação e pesquisa são importantes para que o custo com estes produtos não ultrapasse o orçamento.

A dica de ouro é evitar a correria de última hora, comparar preços e aproveitar ofertas, dessa forma é possível evitar o rombo no orçamento logo no início do ano. Outra dica é comprar tudo que precisa no Condor, assim você economiza e aproveita ótimas condições de parcelamento.

Banner Fita Blog

Variedade de opções

Nessa época, é comum pais e filhos se depararem com uma infinidade de opções de materiais escolares. E, na hora da compra, os pais devem ser fiéis à lista e estarem atentos ao que realmente é indispensável para não ultrapassarem o limite do orçamento.

É importante sempre pelos itens que realmente precisa comprar, como:

– cadernos e papéis;

– lápis e canetas;

– mochila e estojo;

– réguas, apontador, borracha e cola;

– lápis de cor e canetas coloridas.

Lembre-se de que as crianças são influenciadas pelo que está na moda ou por seus gostos, pois elas ainda não têm senso quando o assunto é economia. Portanto, se você quer economizar, tente mostrar aos seus filhos o que realmente é importante, assim, desde cedo, eles aprendem a lição de como economizar.

Organizar tudo

A organização é indispensável quando o assunto é volta às aulas. Ajude seus filhos a prepararem seus materiais escolares com antecedência, verificando se algo da lista ficou de fora e se tudo está de acordo com o que foi solicitado pela escola.

Para tornar esse momento mais divertido, que tal pais e filhos se reunirem para customizar livros e cadernos? Use a imaginação e incentive as crianças a criarem, além de estimular o desenvolvimento cognitivo, prepara-os para a volta à rotina de uma forma mais leve e divertida.

Envolver as crianças nesse processo é importante para que aprendam sobre cuidado e responsabilidade desde cedo. Uma mochila bem-organizada e materiais escolares prontos contribuem para um início de ano letivo mais tranquilo.

Estabeleça rotinas e metas

Crie rotinas diárias que incentivem a autonomia e a responsabilidade dos pequenos. Estabeleça horários para tarefas como o dever de casa, momentos de estudo e tempo livre. Defina metas realistas e incentive-os a se comprometerem com seus próprios objetivos. Estas práticas ajudam a desenvolver habilidades de organização e gestão do tempo.

Diálogo aberto

Antes do início do ano letivo, reserve um tempo para conversar com seus filhos sobre a volta à escola. Descubra suas expectativas, ansiedades e alegrias. Mostre-se disponível para ouvir e oferecer suporte emocional. Este diálogo aberto cria um ambiente seguro, permitindo que as crianças expressem seus sentimentos e estejam mais preparadas para enfrentar os novos desafios.

 

Gostou das nossas 6 dicas importantes para pais e filhos antes da volta às aulas? Agora, é só aguardar o retorno à rotina e observar de perto como as crianças vão se sair nesse processo. Evite correrias de última hora e rombos no orçamento, prepare-se para comprar os materiais escolares, pesquisando preços e aproveitando bem as vantagens que diversos estabelecimentos oferecem.

No Condor, você encontra variedade, qualidade e economia para comprar todos os itens da lista, além de condições de pagamento facilitadas para quem tem o Z-ON card.  E, se preferir, pode comprar pelo Condor em Casa.

 

 

 

Categorias